[ TUTORIAL ] [ ANDROID ] Como utilizar o debug sem root através da rede

Olá galera, diferente do meu post anterior no qual eu apresentei a maneira como atribuo os IDs para as widgets, neste ensinarei como debugar sua aplicação através da rede.

android_avatar

Você pode estar perguntando-se, “Mas porque debugar pela rede, se pelo USB funciona tão bem”. Concordo com você pela USB é muito bom, porém e se em algum momento da sua vida de developer mobile a bateria do seu device estiver acabando, e pior ela não carrega se o USB estiver plugado no computador com o device ligado ( debug ). Pois bem, nesse momento aparentemente você tem três opções:

  • Deixar o device carregando e só voltar a debugar quando a bateria carregar.
  • Utilizar um emulador
  • Utilizar o debug através a rede.

Pois bem, acredito que esperar o device carregar não deveria nem ser considerada uma opção, afinal na área de TI o que não chega para você como algo urgente? Acredito que utilizar um emulador para a maioria dos desenvolvedores não é algo muito agradável, sem falar que é lento ( A não ser que você siga o que eu mostrei neste post)

Por eliminação sobrou  somente a opção de utilizar o debug através da rede, o que não é ruim e deixa livre o USB para carregar o device.

Ativando o modo de debug pela rede

  1. Ative o modo de debug no seu aparelho
  2. Conecte o USB no computador ( vamos precisar dele somente no início )
  3. Conecte o device na sua rede wireless
  4. Abra o console no seu computador
  5. Se você não possui a pasta onde encontra-se o adb no path do sistema, navegue até o diretório. (  caso queira configurar o adb no path do sistema veja este post que ensino a fazer isso link)
  6. Execute o comando no console > adb tcpip 5555 ( vai aparecer uma msg no cmd dizendo que está restartando, aguarde terminar)
  7. Execute o comando no console> adb connect IP_DO_SEU_DEVICE ( vai aparecer uma msg no console dizendo que conectou)
  8. Você ja pode visualizar as mensagens no Logcat e os arquivos do aparelho no File Explorer

Desativando o modo de debug pela rede

  1. No console digite > adb usb

Caso tenha ocorrido algo de errado e você não consegue iniciar o modo de debug pela rede nem voltar para o modo USB, é só reiniciar o tablet que ele volta para o modo debug USB.

Obs.: Debug > Verbo Debugar
h3h3h3
Conjugando:

Eu -> Debugo
Tu -> Debugas
Ele-> Debuga
Nós-> Debugamos
Vós-> Debugais
Eles->Debugam

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>