[REVIEW] [IMAGENS] Android Studio – Google lança ambiente de desenvolvimento

Novo ambiente de desenvolvimento chamado Android Studio, promete melhorar o processo de criação de aplicações mobile.

Android Studio v0.1

Google apostou em algo diferente dessa vez, e criou seu ambiente de desenvolvimento para Android na plataforma IntelliJ IDEA, ao invés do conhecido Eclipse. O IntelliJ possui suporte a construção baseada em Gradle, assim como o Eclipse suporta o ProGuard, assinatura de aplicações e segundo a Google um rico editor de layout que é drag-n-drop e que proporcionará a visualização de layouts em várias configurações de telas.

Acredito que de longe essa feature de visualização de layout em várias configurações de tela ser um grande diferencial, afinal criar emuladores para testar o seu layout em vários dispositivos é deprimente. Logo a baixo apresento algumas screenshots do editor de layouts.

Disponível para Linux, Windows e Mac essa IDE pode ser baixada gratuitamente no site oficial http://developer.android.com/sdk/installing/studio.html .

Uma observação que eu li em um grupo de email que achei relevante, e o Eclipse  com o ADT? Eles vão continuar dando suporte, ou vamos ter que migrar todos para o IntelliJ?

Atualmente o IntelliJ está na sua versão 0.1, ou seja acabou de ser lançado e deve ter TONELADAS de bugs, então se você não quer trabalhar de graça para a Google testando a IDE deles não baixe. Eu como sou curioso, baixei e estou testando e claro como sou preguiçoso não dei reboot pra usar o Ubuntu então estou usando a versão windows.

Seguem screenshots do da IDE.

welcome android studio

Sequência de telas para a criação de um projeto, muito semelhante ao Eclipse.android studio creating project 2 android studio creating project 3 android studio creating project 4
Depois de preencher o básico da criação de um projeto, o IntelliJ ficou um bom tempo travado nessa telinha… Baixando as dependências dele, e olha que a internet que peguei aqui em Blumenau – SC é de 10 mb.
android studio downloading

 

Android Studio  em full screenandroid studio opened

Como vocês podem ver a seguir a estrutura de pastas mudou bastante, me parece que para adicionar uma lib através de .jar, você terá que adicionar ele dentro da pasta libs na parte de baixo, e declarar a mesma através de um .xml na estrutura IDEA.
android studio project opened

Outra coisa que percebi, me parece que o AndroidManifest.xml não possui o modo de edição gráfica, se é que alguém usa aquilo.

O editor de layouts se parece muito com o que já existia no Eclipse, porem bem melhor de se trabalhar. O editor de xml está bem melhor, e enquanto se edita o xml em modo texto existe a pré-visualização ao lado.

android studio layout creator 1 android studio layout creator 2 android studio layout creator 3

Integração do Android Studio com o Github
android studio github

Mas como nem tudo são flores… Testei criar um repositório com o meu login e senha e não consegui… recebi esta mensagem.
android studio github error

Como os emuladores criados através do eclipse, tive que criar um novo, só que não consigo iniciar ele corretamente, só recebo mensagem de erro. Como estou rodando no windows talvez no linux isso funcione.android studio avd androis studio avd error

Só consegui rodar a aplicação criada, diretamente no meu celular, devido a mensagem de erro.

O Android Studio parece ser realmente uma excelente ferramenta de desenvolvimento, e com o pouco que mexi  encontrei algumas features que o Eclipse sem plugin não tem. Como esperado existem bugs, mas que provavelmente até a versão 1.0 serão corrigidos.

Galera vou terminar esse post pois não quero que o mesmo fique muito extenso.

E pra quem não viu ainda meu outro post, um vídeo sobre como configurar a Action Bar Sherlock, fica aqui o link https://pedreirosdosoftware-pedreiros.rhcloud.com/2013/05/17/tutorial-video-android-action-bar-sherlock-como-utilizar/

7 thoughts on “[REVIEW] [IMAGENS] Android Studio – Google lança ambiente de desenvolvimento

  1. Parabéns pelo post.
    Eu instalei o Android Studio no meu note, só que aqui trava naquela telinha depois de criar o projeto, que você mesmo citou que demora um bom tempo..

    Sabes o que pode ser.. O erro que aparece na tela não ajuda em nada, haha…

    Abraço.

    • Bom aquela tela é que está baixando as dependencias do android studio…

      você está sobre algum proxy, ou coisa assim??

      Poste a imagem do erro nos comentários.

    • Opa, não tenho. Eu optei por não utilizar ele no desenvolvimento ainda, está muito novo e tem muitos bugs.

  2. Ola muito bom seu post. Gostaria de saber como faço para configuara a IDE para compilar direto no meu table, pois nao consegui ele carrega o emulador. Uso Linux fedora 19
    Obrigado.

  3. Meu android studio trava a primeira tela quando eu tento adicionar um texto no design, nao faço ideia do que pode ser, primeira vez mexendo com essa plataforma

    android:id=”@+id/textView” />

    android:id=”@+id/textView”
    essas sao as duas linhas de código que parem dar erro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>