[ APP ] Android – ThinkTwice como publiquei minha primeira aplicação no Google Play

No meio do ano de 2011 fui convidado pelo meu amigo David Augusto, o qual também publica artigos aqui no blog Pedreiros do Software, para iniciar um projeto de TCC no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UTFPR Campus Ponta Grossa. Para atender a todos os requisitos que havíamos levantado eu ficaria encarregado de desenvolver a parte móvel (Android) e ele responsável em desenvolver a parte web do projeto.

Antes de aceitar o convite pensei muito a respeito, afinal não possuía muita experiência na plataforma, naquele tempo pouco conhecíamos de Android no máximo eu havia desenvolvido algumas telas no Android, mas nada complexo e muito amador, diga-se de passagem. Sim, estava com medo de não terminar o TCC até o final do ano e precisar de outro semestre, alem dos seis semestres mínimos para terminar o curso. Não sei porque naquela época eu queria terminar o curso o mais rápido possível, o que atualmente não faz muito sentido, visto que o importante realmente é você conseguir uma boa experiência profissional durante a faculdade e colocar em prática o que você aprende.

O fato é que eu desejava terminar a faculdade rapidamente, mas a idéia de aprender Android era muito atraente. No final das contas aceitei o convite pensando que conseguiria aprender a desenvolver para Android, desenvolver todo o escopo definido e ainda escrever o TCC, o que não foi possível, pois só terminamos o TCC no meio de 2012.

Quando percebi que não iríamos terminar o TCC “a tempo” comecei a pensar que  havia feito a escolha errada, o que não é verdade, pois antes de iniciar as férias de final de ano na faculdade consegui uma oportunidade profissional em uma empresa de TI em Ponta Grossa – Paraná, na qual fui contratado para desenvolver em Android, o que possivelmente não teria acontecido sem essa experiência inicial e a ajuda do meu orientador de TCC que me deu uma força para conseguir a vaga. Desempenhando o papel de estagiário em desenvolvimento Android trabalhei com tantas coisas que posso afirmar, até então eu nunca tinha aprendido tanto em tão pouco tempo, vou listar alguns itens simples e técnicos: Trabalhar em equipe, prazos apertados, Design Patterns e claro conhecer pessoas com um nível técnico muito superior ao meu.

Como estagiário cumpria seis horas por dia, o que me deu a possibilidade de participar de um curso de inglês no início de 2012 que durava um mês, todos os dias das 19:00 as 21:00 em uma escola de inglês aqui de Ponta Grossa. Durante esse curso foi apresentada uma “ferramenta”, a qual  não recordo o nome no momento, que visava auxiliar no aprendizado e ajudar na automatização de palavras e expressões. A mesma consistia de um chaveiro com vários papéis em branco, você anotava uma palavra que havia aprendido recentemente de um lado em português e do outro a tradução para o inglês, semelhante ao esquema flashcards. O segredo na verdade estava na forma de utilizar a ferramenta, você deveria de tempos em tempos dar uma olhada em todas as palavras/expressões que seu chaveiro continha e a cada palavra você teria que se lembrar do significado rapidamente, se você demorasse até três segundo para lembrar, aquela palavra estava automatizada, caso contrário você sabia o que aquela palavra significava, mas ela não estava “automatizada” na sua mente, você só poderia remover aquele papel referente à palavra se a mesma estivesse automatizada.

Agora pense comigo, carregar aquele “trambolho” todos os dias, com a chance de perder o mesmo, não era algo legal. Assim surgiu a idéia de desenvolver um aplicativo que tivesse a mesma função da ferramenta.

Após alguns meses enrolando, e pensando se iria ou não desenvolver o aplicativo eu terminei o meu TCC e estava com tempo livre para trabalhar nesse projeto. Não me recordo exatamente a data de início do projeto, mas o “termino” ocorreu com a publicação dele no Google Play em 17 de outubro de 2012.

A maior dificuldade eu devo admitir  aconteceu durante o desenvolvimento da interface que deveria mais amigável para o usuário, afinal sou programador e até então nunca havia feito algo por conta e com a obrigação de ser visualmente legal. Para cumprir essa tarefa eu precisei da ajuda da minha namorada, que teve a paciência de me ajudar escolher as cores e os fundos das telas.

O aplicativo chamado ThinkTwice ( nome dado pelo meu sogro ) necessita de alguns ajustes para alcançar o seu máximo, porem eu ainda não atualizei. Talvez seja esse o motivo de não ter alcançado milhões de downloads e ter ficado famoso =D. Brincadeiras a parte esse aplicativo tinha a finalidade de exercitar os conhecimentos, desenvolver alguns aspectos que eu não execute diáriamente na empresa e claro ajudar quem pudesse ter o interesse de baixar o mesmo e utilizá-lo durante os seus estudos de alguma língua estrangeira , pois o aplicativo é free.

Caso você tenha o interesse de realizar o download vou disponibilizar aqui o endereço da aplicação no Google Play.

2 thoughts on “[ APP ] Android – ThinkTwice como publiquei minha primeira aplicação no Google Play

  1. Acho muito interessante mostrar a origem de uma idéia, é só assim que aprendemos a pensar em coisas do cotidiano que podem ser facilitadas!
    Mais interessante ainda compartilhar experiências, pois acredito que o medo de tentar uma tecnologia/linguagem/paradigma nova é muito grande, principalmente para programadores iniciantes.
    Vou compartilhar minhas experiências também!

    Sou um programador mediano, ainda estou aprendendo muita coisa nova, e uma das coisas que me arrependo é não ter aproveitado melhor o tempo livre da faculdade para aprender tecnologias novas, e tentar coisas diferentes, o que agora estou começando a ter como rotina.
    Por isso um conselho que dou para qualquer programador iniciante como eu é ousar, ter fome de aprender alguma linguagem nova e não ficar na caixinha de tenologias antigas que utilizam na faculdade.
    O Cedulio fez isso e conseguiu ótimos resultados, e acredito que terá mais ainda!

    Também estou tentando esse caminho, inclusive esse blog é resultado desses estudos sobre coisas novas e que ainda estamos aprendendo, cujo objetivo é distribuir e construir conhecimento!
    Por isso compartilhem, montem seus blogs, comentem, tirem dúvidas (grande parte do conhecimento vem daí!) e não tenham preguiça em conhecer coisas novas!

    Abraço!

  2. Muito bom o texto. Você escreve com desenvoltura, não se apdrtar para fazer explicações detalhadas. O texto está fluído e entendi toda a situação. Apenas sugiro que pense que ao escrever, você pode omitir algumas coisas e ir direto ao essencial. Escrever às vezes é como dar satisfações à mulher furiosa: menos é mais. (Risos)

    E quanto ao trabalho, parabéns! Invista nesse campo, apresente às escolas de idiomas. Existem poucos apps educacionais. Eu não entendo nada de programação, mas sou fã de tecnologia, vou por meu livro no google play e no amazon. Se puder me dar umas dicas, fico grato.

    Abraço, Bidu!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>