[ TUTORIAL ] – Eclipse Linux problema de encoding em projetos

Se você recentemente mudou do Windows para o Linux e as suas classes que possuíam caracteres especiais começaram a dar problema, você está no lugar certo.

eclipse

Em resumo quando você trabalha com uma equipe de desenvolvimento que possui computadores com Linux e Windows, certamente você passará por esse problema de  codificação nas classes. Isso acontece porque o Eclipse do Windows não vem como padrão o encoding UTF-8.

No meu caso o projeto ja havia sido criado na codificação Cp1252, que vem padrão no Eclipse do Windows, então para evitar muito trabalho e não encomodar os meus colegas de trabalho, solicitando a alteração do encoding na máquina deles, eu optei por alterar o meu.

  • Entre em Window -> Preferences.

Com isso vai abrir uma janela, e então navegue até a opção General -> Worspace .

Na opção Text file enconding selecione e opção Other, e digite Cp1252, que é o encoding utilizado pelo eclipse do Windows, como mostra a imagem a seguir.

Eclipse Encondig

Eclipse Encondig

Agora abra o seu projeto no Eclipse clique com o botão direito em cima do projeto e va na opção Properties.

Na opção Resources encontre a propriedade Text file enconding e verifiquei se ele está utilizando Cp1252, ee não estiver clique em Other e digite Cp1252, como mostra a figura a seguir.

eclipse2

Com isso as classes que você abrir não vão apresentar o problema de enconding, caso você tenha alguma dúvida deixe um comentário.

One thought on “[ TUTORIAL ] – Eclipse Linux problema de encoding em projetos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>