[ TUTORIAL ] Android – Como utilizar seu aparelho para desenvolver.

Sim, é possível rodar as aplicações desenvolvidas diretamente no seu smartphone/tablet, sem que seja necessário você transferir o instalador para a memória do aparelho, e é sobre isso que esse post tratará, ativar o modo de debug do seu aparelho e como rodar sua aplicação pelo Eclipse.

Se você desenvolve somente utilizando o emulador do Android, certamente você já percebeu que o tempo gasto entre o comando para rodar a aplicação na IDE e ela rodando na tela do emulador é grande (dependendo da versão demora muito, as versões 3.0+ são um exemplo).

  • Ativando o modo de debug do Android:

Para ativar o modo de debug do aparelho desconecte o cabo USB caso esteja conectado, e entre nas opções:

Android 2.x e 3.x

Configurações >> Aplicações >> Desenvolvimento >> Ative a opção Depuração de USB.

Android 3.x Depuração USB

Android 3.x Depuração USB

Android 4.x

Configurações >> Opções do desenvolvedor >> Ative a opção de Depuração USB.

Android 4.x Debug

Android 4.x Debug

Ativando essa opção, na próxima vez que você conectar o cabo USB no seu aparelho os respectivos drives serão instalados no seu micro, aguarde até o termino da instalação. E caso o sistema operacional não reconheça o aparelho, será necessário você procurar no site do fabricante o drive.

Obs.: Com essa opção ativada você não será capaz de visualizar os arquivos contidos no cartão de memória do aparelho, para voltar a ver seus arquivos você deve desativar essa opção.

  • Rodando a aplicação no Eclipse:

Com o modo de debug ativado agora vamos configurar a aplicação para o modo manual.

Para realizar essa configuração selecione o projeto, entre na opção “Run Configurations” que aparecem ao você clicar ao lado do botão “Run”, como mostra a figura a seguir.

Android Run Configurations

Android Run Configurations 1

Selecione a aba Target, e em seguida a opção Manual e clique em Run.

Android Run Configurations

Android Run Configurations 2

Com essa opção selecionada todas as vezes que você rodar sua aplicação uma janela será exibida, para que você possa selecionar em qual “Device” você deseja rodar a aplicação, obviamente nesse caso selecionaremos o nosso aparelho.

Android Configurations 3

Android Configurations 3

Essas informações você encontra facilmente fazendo uma busca no Google, porem eu resolvi  escrever esse tutorial em português para as pessoas que não tem muita intimidade com o inglês, até mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>